Páginas

quinta-feira, março 01, 2012

Mente x Coração


Mente x Coração   
A Palavra de Deus fala:

''E não vos conformei com este século,mas transformai-vos pela renovação da vossa mente,para que experimenteis qual seja a boa,agradável e perfeita vontade de Deus.'' (Romanos 12.2)

''Enganoso é o coração,mais do que todas as coisas,e desesperadamente corrupto,quem o conhecerá?''( Jeremias 16,9).


Hoje eu entendo cada um dessas passagens citadas a cima,mas me custou muito,porque a maior parte da minha vida eu vivi pelo que sentia e do que eu podia vir a sentir,eu era escrava do meu coração,se ele dizia Ana você esta sentindo isso,mas não se preocupe é normal,coisas assim faz parte,eu simplesmente respondia sim senhor CORAÇÃO,então era eu frustrada,triste,vazia,complexada,duvidava da minha capacidade,então já dá pra imaginar como eu vivia né....ou melhor vegetava!
Foi então que comecei a usar minha mente(razão),comecei a raciocinar,pensar que havia algo errado,não era normal,eu ter uma cabeça e um coração,mas vivia somente pelo coração,foi onde perguntei onde esta a minha razão?porque as coisas não dão certo para mim,eu tenho uma Fé,mas o que essa fé me trouxe até agora?e a resposta foi assim:Seu coração,seus sentimentos dominam sua razão(mente),por isso sua fé não vale de nada.
Eu já havia entregue minha vida para o Senhor Jesus,me batizado nas águas,era fiel no Dízimo,cumpria meus votos,mas isso não foi o suficiente,eu orava pedindo a Deus que tirasse aquelas dúvidas de mim,eu queria na verdade que Deus fizesse tudo,se possível até crer por mim,mas ao invés disso Ele falou na minha mente,você tem que fugir,resistir,quando as dúvidas vierem,e crer isso parte de você,porque a Fé eu já te dei.E foi isso que eu fiz,eu obedeci,eu coloquei em prática aquilo que Deus me dissera,e tem funcionado,eu tenho aprendido a cada dia com Deus e sua palavra,e escrevendo esse post me veio a mente o seguinte

''Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.''
(Provérbios 4:23).


Deus pediu pra guardarmos o nosso coração e não usa lo,e porque Ele disse isso?Porque talvez o nosso coração seja mais útil se estiver guardado,mas guardado contra o que?contra a injustiça,ódio,mágoa,ira,inveja,entre outras coisas...
Mas quando se trata da nossa cabeça,mente ou razão ele nos exorta a transformar,para que possamos saber a vontade de Dele,isso me faz crer que a vontade de Deus esta nos pensamentos(mente) e não no coração(emoção) ou (sentimentos).Ele disse?

''Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.
Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. ''(Isaías 55:8-9).


É tão clara a Sua Palavra em relação a isso.
Agora eu quero chegar no ponto mais importante,até aqui eu falei da razão e coração,mas agora eu quero explicar o porque desse tema.Vamos lá!
Existe dois tipos de Fé: Fé racional e a Fé emotiva.
Quando você vai a igreja e ouve a palavra de Deus,acha bonita,chora,fica maravilhado,sai com toda aquela suposta ''fé'',mas na hora de por em prática,você simplesmente não coloca,você questiona,a mais porque disso,porque daquilo,porque precisa fazer isso,ah Deus não se importa com isso,Ele olha o coração,ai que exagero,mas ai que tá,você não pará pra raciocinar como está sua vida,talvez esteja tudo errado,mas por você  ter chorado quando ouviu a Palavra de Deus ,acha que isso é o suficiente pra mudar sua vida,mas a sua vida não muda mesmo você tendo a entregue a Ele,ai  pensa,Deus sabe da minha necessidade,e espera por um milagre..que nunca irá chegar,porque nunca vai chegar?porque você vive pelo que sente,vive pelas suas desconfianças,vive pelas circunstâncias que lhe são favoráveis e não pelo o que crê! Isso é fé emotiva.
Mas o racional se nega a situação em que vive,ele ouve a Palavra de Deus,até chora,mas aquele choro é de desgosto,o que gera uma revolta pela vida que esta levando,e eu digo isso num todo,em todas as áreas da vida,ele não questiona,porque a vida toda  foi de questionamento,porque isso não dá certo,porque eu não sou feliz no amor,até quando eu vou viver nessa vida de prostituição e vícios....ele não quer mais saber de questionar,ele quer AGIR,pensar em alguma forma de se libertar,ele procura meios,sacrifica,ainda que doa,mas ele esta sempre disposto,mesmo com as dificuldades do dia a dia,ele não se prostra.porque ele vive visando um futuro que ainda não chegou,mas que com Deus vai ser certo.Isso é Fé Racional.


Mente(Fé Racional) x Coração(Fé emotiva).

''Ora,a Fé é a certeza de coisas que se esperam,a convicção de fatos que se não vêem.'' (Hebreus 11,1). 

Abraços!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário